Blog

Blog

11 de jun. de 2011

Perguntas e respostas!...



Você sabia que Walt Disney nunca desenhou o Mickey Mouse?
Mickei Mouse

Apesar de ter criado a idéia do ratinho, estabelecido sua personalidade e de ter emprestado a própria voz ao personagem em seus primeiros desenhos, os esboços e a animação do Mickey foram feitos por Ub Iwerks, chefe de animação dos estúdios Disney. Walt Disney nunca soube desenhar sua mais famosa criação.

Você pensa que uma centopéia tem cem pés?
Centopéia
Não, não tem. Embora o nome centopéia signifique literalmente "cem pés", as centopéias possuem entre 28 e 354 pernas, dependendo da espécie (existem aproximadamente 280). Elas se movimentam rapidamente, sendo a centopéia comum, que encontramos em casa, a mais rápida. Esta, porém, tem apenas quinze pares de pernas.

O que é o Triângulo das Bermudas?
Triângulo das Bermudas

É uma área no Oceano Atlântico, onde um número considerável de navios e aviões desapareceram. Localiza-se entre a Flórida, Bermudas e Porto Rico. A ocorrência de tempestades é comum na região, mas as investigações não produziram nenhuma evidência de fenômenos sobrenaturais envolvendo os sumiços.

Você sabia que até mesmo Einstein, Rutherford e Galileu já falaram besteira?
Sim, ser gênio não significa ser dono da verdade. Albert Einstein durante anos se martirizou por um erro conceitual nas suas equações da Relatividade Geral. Einstein havia introduzido uma expressão chamada constante cosmológica, que faria o Universo ficar estático. Hoje, qualquer aluno de Física sabe que o Universo não pára de se expandir. O inglês Ernest Rutherford, descobridor da estrutura do átomo e Nobel de Química, insistiu até morrer, em 1937, que a energia nuclear jamais teria utilidade prática. Isso oito anos antes da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Já o italiano Galileu Galilei, fundador da ciência moderna, considerou que os planetas eram uma ilusão de óptica. Simplesmente porque não conseguiu observá-los com a sua luneta.

Você sabe por que se fala café moka?
O moka é um dos mais saborosos cafés. É feito a partir de um tipo raro de grão. Ocorre quando apenas uma semente forma-se dentro do fruto do café e o único grão concentra todo o nutriente da polpa do fruto, por não ter de reparti-lo com outro grão. Assim, fica com sabor mais concentrado e seu formato regular permite uma torrefação mais uniforme. Os mokas são conhecidos ainda como "frutos machos" ou "caracóis".
Um avô seu pode ser mais novo que o seu próprio pai?
Claro que pode! Como no caso do filho de um homem de 50 anos com uma mulher de 18, cujo pai (portanto seu avô) tem 40 anos.

Você sabe o que é o sexo para o budismo e o bramanismo ortodoxos?
Para os budistas e hinduístas ortodoxos, a sexualidade é inconveniente. As formas mais antigas destas doutrinas prescrevem castidade absoluta, condição necessária para adquirir e conservar os poderes superiores conferidos pelo ascetismo (moral que desvaloriza os aspectos corpóreos e sensíveis do homem). O sexo não é bem visto por desgastar energias. Em compensação, nos tantras budistas e hinduístas, a sexualidade aparece como fonte de energia espiritual, sob a condição de se conseguir dominá-la em vez de ser dominado. Para saber mais procure por sexo tântrico, na busca do Dúvida Cruel.

Você sabe como surgiram os pães?

O nascimento do pão está ligado ao surgimento da própria agricultura, há 12 mil anos, quando plantas com grãos começaram a ser cultivadas. A cevada foi o primeiro cereal plantado pelo homem e, por isso, muitos consideram que era a matéria-prima dos primeiros pães. Mas foram os egípcios, em 1800 a.C., que descobriram como fazer um pão macio e saboroso. Eles notaram que, em um certo tempo, a massa umedecida liberava gases, tornando o pão mais poroso. Depois, misturaram a massa fermentada com uma outra fresca e perceberam que ela também fermentava. Assim, controlaram o processo e passaram a fazer pão levedado ou fermentado, técnica utilizada até hoje.

Você sabia que o Buda que conhecemos não se chamava Buda?
 
Buda, na verdade, é um título, uma qualificação, não um nome próprio. Quer dizer “aquele que sabe” ou “aquele que despertou”. É um termo aplicado a pessoas excepcionais que atingem determinado grau de elevação moral e espiritual e se transformam em mestres de sabedoria. O Buda que conhecemos, fundador do budismo, chamava-se, na verdade, Sidarta Gautama.

Por que os degustadores de vinho não ficam bêbados?

Porque eles não engolem vinho algum. Os degustadores mantêm a bebida na boca e, após saboreá-la, "gargarejam" e expelem o líquido.

Você sabe o que é Slow Food?

Criado por um grupo de apreciadores de vinho em 1986, na Itália, o Slow Food é um movimento contra a padronização dos fast-foods e a favor da redescoberta dos sabores tradicionais. Visa incrementar a cultura da mesa, o convívio a hospitalidade e a educação do paladar, reunindo entusiastas do vinho e da gastronomia que não querem perder os gostos dos ingredientes e pratos tradicionais em todo o mundo. O nome e o símbolo do movimento (um escargot) simbolizam a reação à padronização.

Quais suas chances de chegar aos 116 anos de idade?

Se você atingir esta idade, pode apostar na loteria, porque apenas uma pessoa entre 2 bilhões de indivíduos consegue viver 116 anos.

Você sabe por que algumas ruas são chamadas de alamedas?

Palavra de origem espanhola, toda via pública arborizada com "álamos" (árvore da família das Salicáceas) é chamada de alameda.

Você sabe por que os charutos de primeira linha são tão caros?
Porque é obra de dedicados artesãos. A dedicação começa com os plantadores, colhedores, fermentadores e finalmente com os torcedores. Em algumas fábricas, uma folha de fumo talvez seja tocada quarenta vezes por mãos humanas antes que o charuto esteja finalmente terminado.

Você sabe como identificar uma carta bomba?

Fique atento: se você receber uma carta inesperada que tenha saliências ou protuberâncias, verifique sem pressionar. Preste atenção no selo, veja se essa carta foi pesada e se está dentro dos padrões exigidos pelo correio. Atente também para possíveis manchas oleosas externas na carta. Se o remetente for desconhecido, não abra; se for conhecido, contacte-o antes de abrir. Boa sorte!

Você sabe o que é um corpo de delito?
Proveniente do latim, o termo significa "o corpo de um crime" e é usado quando nos referimos a qualquer prova material de que um crime foi cometido. Um automóvel roubado, um corpo violentado e os registros bancários de fundos fraudados, são corpos de delito. É a primeira coisa a ser estabelecida em um tribunal, a fim de se obter uma condenação. Em caso de assassinato, o corpo de delito pode ser um corpo.