Blog

Blog

21 de jun. de 2011

Lula, colossal, mas pesada

Até 2007, a campeã dos pesos pesados do mundo das lulas-colossais (Mesonychoteuthis hamiltoni) era um espécime de 5m e 150kg, capturado por pescadores em março de 2003 no mar de Ross, Antártica. Seus olhos eram tão grandes que os pescadores os compararam a pratos de jantar. Não que alguém quisesse se aproximar demais dessa cefalópode – ela era uma predadora agressiva que exibia ganchos afiados como lâminas em seus tentáculos. 

Mas, em fevereiro de 2007, a gigante perdeu o título para um espécime três vezes mais pesado, pego por pescadores praticamente no mesmo local com a ajuda de longas linhas de pesca. 
A lula recordista foi trazida à superfície junto com uma merluza-negra-da-patagônia, da qual se alimentava. Levada à Nova Zelândia para pesquisa, teve suas medidas anunciadas em 22/2/2007: essa lula-colossal adulta macho pesava cerca de 450kg e tinha 10m de comprimento. Mas a história pode não terminar aí. Pesquisadores descobriram que o bico da lula era menor do que o de lulas encontradas ns estômago de cachalotes, que se alimentam dessa espécie. Será que espécimes ainda mais poderosos habitam as profundezas? Steve O’Shea, biólogo marinho na Universidade de Tecnologia de Auckland, acredita que sim e afirma que “elas crescem consideravelmente mais".