Blog

Blog

12 de jun. de 2011

Internet!... Sua história!

Internet
História da Internet
Podemos definir a internet como um conjunto de computadores interligados que possuem um conjunto de protocolos e serviços em comum. O que muitos não sabem é que a internet, maior sistema de informação e comunicação já criado pelo homem, surgiu por acaso.
Durante a Guerra Fria entre EUA e URSS, tudo valia para garantir a vitória em uma possível e aguardada guerra propriamente dita entre as duas potências da época. Para garantir o sistema de comunicação do serviço militar americano, a empresa ARPA, contratada pelos EUA, desenvolveu um sistema de redes batizado de Arphanet. A idéia era que o sistema continuasse funcionando mesmo se os EUA estivessem sendo atacados por armas nucleares.
Quando terminaram as ameaças soviéticas da Guerra Fria, o sistema criado se tornou inútil a tal ponto que deixou de ser secreto. A partir daí, o mesmo foi estendido para várias cidades americanas e universidades, chegando também à casa dos estudantes.
Através do World Wide Web, o serviço de redes tomou enorme progressão, permitindo incorporar imagens, sons, animações e vídeos em websites. Posteriormente, foi idealizada uma nova localização de arquivos, na qual cada ambiente tem seu endereço, que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo a qualquer hora.
Atualmente, a internet deixou de ser uma questão de luxo ou um entretenimento a mais, passando a ser algo necessário para a maioria das pessoas.

Guerra Fria

Guerra Fria
A Guerra Fria foi uma espécie de conflito teórico, ou seja, em que não houve uso de força militar, entre os Estados Unidos e a União Soviética. O mesmo se iniciou logo após a Segunda Guerra Mundial e terminou no fim da década de 80, com a decadência da URSS.


Após a Revolução Russa e a instalação do socialismo na Rússia, o país começou a viver um período de significativas mudanças socioeconômicas. De fato, a União Soviética estava se transformando em uma grande potência, tendo inclusive, grande importância para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Após o fim desta guerra, o mundo passou a conviver com duas grandes potências e dois sistemas políticos antagônicos: os Estados Unidos e o capitalismo versus a União Soviética e o socialismo.


A partir de 1945, os dois países começaram uma intensa e longa disputa que envolveu diversos aspectos. Como já foi dito, a Guerra Fria não envolveu um confronto direto entre as duas potências. No entanto, a necessidade de se “armar até os dentes” era algo vital nesse jogo de poder. As alianças militares também eram fundamentais. Desta forma, foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), presidida pelos EUA e formada pela maioria dos países da Europa Ocidental; e foi feito o Pacto de Varsóvia, tratado elaborado pela URSS que propunha a defesa mútua dos países socialistas.


Para muitos, o principal motivo que levou os dois países a não entrarem em uma guerra propriamente dita foi o equilíbrio existente entre os mesmos. Tanto os Estados Unidos quanto a URSS possuíam armas nucleares, por isso, sabiam que uma guerra desta proporção poderia acabar com grande parte do mundo. Assim, outras formas de manifestar a superioridade de um sistema ou outro eram necessárias.


A corrida espacial era uma grande oportunidade de mostrar ao mundo tal superioridade. Ambos os países tentavam atingir objetivos inéditos até então. Resultados: em 1957, a URSS lançou o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a entrar em órbita; em 1969, Neil Armstrong, um americano, foi o primeiro homem a pisar na Lua.

Guerra Fria
Neil Armstrong durante a missão Apollo 11.

No âmbito econômico, os Estados Unidos logo criaram o Plano Marshall, o qual previa ajuda financeira para os países da Europa Ocidental, significativamente abalados pela Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, podemos observar uma clara preocupação dos americanos em não deixar a Europa passar para o lado socialista.


Um dos maiores símbolos da bipolaridade existente na época foi o Muro de Berlim. Na verdade, a Alemanha foi dividida em dois países: República Federal da Alemanha (capitalista) e a República Democrática Alemã (socialista). O muro dividia a cidade alemã de Berlim ao meio, deixando bem clara a divisão do mundo em duas idéias, dois sistemas e duas realidades. Um dos conflitos militares em que as duas potências tiveram participação indireta foi a Guerra da Coréia. Ocorrido entre 1951 e 1953, o conflito se baseou na disputa entre a parte norte (socialista e com o apoio da URSS) e a parte sul do país (capitalista e apoiada pelos EUA).


A falta de democracia, os gastos excessivos e principalmente o isolamento econômico feito em relação aos países capitalistas fizeram com que a URSS passasse por uma séria crise econômica. De fato, as condições sociais de sua população estavam significativamente piores. Tudo isso levou ao final da URSS. A partir da entrada de Mikhail Gorbatchev ao poder, em 1985, o mesmo iniciou um processo que resultou no fim do socialismo naquele país e nos aliados. Um dos marcos históricos que simbolizam o fim da Guerra Fria e a vitória do capitalismo é a queda do Muro de Berlim, em 1989.
Nascia então, a partir da guerra fria a hoje maior rede de computação e informática do mundo e a cada dia avança mais com o surgimento de equipamentos mais modernos, facilitando o acesso do ser humano ao universo num todo. Internet, a tecnologia que mudou o comportamento da humanidade dada a sua penetração em todos os setores sociais da população mundial.