Blog

Blog

10 de jun. de 2011

Funk do garoto Iury


Emocione com o funk consciente dedicado do garoto Yuri Faria à avó


O garoto Yuri Faria de Andrade, 12 anos, tornou-se sucesso na internet após difundir na rede vídeos nos quais afirma cantar funk considerado “consciente”. Um dos que mais fazem sucesso na curta carreira do menino é o feito em homenagem à avó, morta em abril deste ano. No vídeo, Marlene Gusmão de Andrade, que morreu aos 65 anos, aparece ao lado do neto, que disse ter sido criado por ela e a quem “amou acima de tudo”.
A morte da avó quase encerrou a incipiente carreira do adolescente, mas, segundo o pai, que é produtor do filho, o garoto soube lidar com a situação e almeja prosseguir na carreira musical.
“Quando eu era muito pequenino, a minha avó gostava demais de mim. E como a minha mãe gostava demais da minha avó, ela me deixou morar com a minha avó”, contou o garoto, cujos pais são separados.
Apesar da tristeza, Yuri disse lembrar da avó com carinho e admiração. “Ela sempre me ensinou a abraçar e gostar dos outros. Ela sempre me ensinou boas coisas”, afirmou o jovem, que adotou o nome artístico de “Yuri BH” e mora em bairro da periferia de Belo Horizonte.

Segundo ele, Marlene Andrade sempre o incentivou e, ao mesmo tempo, cobrou empenho nos estudos. “A música nunca me atrapalhou na escola”, disse o menino, que afirmou sempre tirar “boas notas e ser um dos primeiros da classe”. Ele cursa o sexto ano do ensino fundamental.
Após ter dado uma pausa nas apresentações por conta da morte da avó, ele destacou ter retomado aos poucos as atividades no palco. Em shows, o garoto disse sempre pedir um minuto de silêncio em homenagem a ela para depois introduzir a música dedicada à avó.
Nas horas de folga dos estudos e da música, Yuri revelou gostar de jogos eletrônicos e passear em shoppings com o pai. O retorno financeiro ainda não veio, mas ele contou ter conseguido comprar videogame de última geração com dinheiro dos shows.
O garoto ainda afirmou saber lidar com as frustrações que comumente atingem artistas ainda no início de carreira.

“Já fiz shows com 30 pessoas e achei normal (risos). Mas agora eles não estão ficando vazios. Até hoje, o show que eu fiz, com o maior público, foi na cidade de Sabará (região metropolitana de Belo Horizonte), tinha umas 30 mil pessoas.” As letras das músicas são criadas pelo pai e por amigos.


Shows para menores infratores



Yuri já se apresentou em cidades do interior de Minas Gerais e em outros Estados. Mas, segundo o pai, as performances que mais emocionam o filho são as feitas em unidades de internação de menores infratores.
A procura pela apresentação do filho vem crescendo por responsáveis pelos locais, disse Alex Gusmão de Andrade, 34.  “Ele procura conscientizar os meninos com o funk consciente”, disse Andrade.
O garoto mantém o site www.yuribh.com, no qual estão postados vídeos e agenda de shows. Segundo o pai, somente um dos vídeos de música intitulada “O Crime Não Presta” foi acessado por mais de um milhão de pessoas no You Tube.

“Diretores desses locais começaram a nos contatar pedindo a presença dele, porque os garotos estavam exigindo. Ele também é muito solicitado em escolas”, descreveu.  Na retomada da carreira, Andrade explicou que o filho está tendo aulas de impostação de voz e de inglês. O menino ainda treina nos teclados. “Agora ele está muito bem, graças a Deus”, disse.
Yuri adiantou, refrão de música que será lançada em breve. O funk retrata a discriminação feita por família de garota rica a namoro com rapaz de favela e foi batizada de “Gabriela”.
“Sei que não é culpa dela. Gabriela, te amo, mas não largo a minha favela. O problema é o preconceito do pai dela. Gabriela, te amo, mas não largo a minha favela”, cantou Yuri.

Assista o vídeo do Funk Consciente do garoto Yuri;