Blog

Blog

16 de jun. de 2011

Fique por dentro!...


... A África do Sul é o maior produtor de ouro do mundo; mais desse metal valioso é minerado em suas terras do que em qualquer parte do mundo.

... A antropofagia realizada entre os índios brasileiros, tinha razões quase religiosas: para eles, quem devorava um inimigo valente e corajoso, adquire com a carne digerida, as qualidades do morto.

... A Arábia Saudita produz mais petróleo do que qualquer outro país do mundo.

... A Bahia é maior que a Espanha; o Acre maior que a Grécia; o Maranhão maior que a Inglaterra, Minas Gerais maior que a Polônia e Goiás maior que a Suécia.

... A baia do Rio de Janeiro, foi descoberta em 1º de janeiro de 1501, por André Gonçalves.

... A baleia azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 26 metros e pesar mais de 150 toneladas.

... A baleia orca pode atingir até 55Km/h.

... a cartografia, data da pré-história, quando era usada para delimitar territórios de caça e pesca.

... A cor da água do mar é sempre transparente; embora por vezes se apresente azul, verde ou cinza. A cor muda de acordo com as nuvens do céu que se reflete nele, e também depende da cor da terra ou das algas transportadas em suas águas.

... A cordilheira dos Andes é o maciço montanhoso mais comprido do planeta Terra; com seus picos muito elevados, estende-se ao longo do continente por mais de 7.240Km.

... A corte portuguesa ocupou 36 navios, e na manhã do dia 29 de novembro de 1807, levando mais de 80 mil contos de réis, metade dos cofres portugueses, parte para o Brasil.

... A cultura da cana de açúcar no Brasil, teve início em Pernambuco e em São Vicente.

... A Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios; é hoje a conhecida Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.

... A Estátua da Liberdade, ergue-se altaneira na baia de Nova York; foi dada aos Estados Unidos pela França em 1886, como um símbolo de amizade entre os dois países.

... A famosa escultura de Rodin, "O Pensador", era para retratar o poeta Dante, e não a figura de um homem pensando.

... A geografia do Rio de Janeiro ia da Tijuca e São Cristóvão, onde a família real, passou a morar, até a Lapa.

... A Geografia, considerada por alguns como uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de História Natural ou Filosofia Natural.

... A gestação do elefante dura 21 meses.

... A girafa tem um pescoço tão comprido que consegue comer comida que está lá no alto das árvores, onde os outros animais não alcançam; sua pele pintada serve para se disfarçar no meio das folhas e sombras.

... A gíria "boko-moko", na década de 60-70, significava pessoa que não sabia se comportar em qualquer situação.

... A grande muralha, com suas ramificações, se estende por cerca de 6.400Km, é tão grande que pode ser observada do espaço. Foi construída há muito tempo para proteger a fronteira da China contra seus inimigos.

... A Guerra dos Mascates, em meados de 1711, foi travada entre os comerciantes brasileiros de Recife e os senhores de engenho, portugueses de Olinda.

... A guerra mais rápida da história durou 37 minutos, entre a Inglaterra e Zanzibar, em 1896, por causa de uma partida de criquete. Uma esquadra inglesa ancorou no porto de Zanzibar para assistir a partida. O sultão não gostou e mandou que o único navio atacasse os intrusos. Os ingleses rapidamente afundaram o navio e destruíram o palácio, matando aproximadamente 500 soldados. O sultão se rendeu e fugiu.

... A Inconfidência Mineira surgiu como o movimento da elite mineira contra a tentativa da retirada de 6 toneladas de ouro do Brasil – a derrama.

... A incrível grande barreira de coral tem mais de 1.900Km de comprimentos. Suas formas rochosas são feitas dos corpos de milhões de minúsculos animaizinhos de corais; nesta colônia vivem milhares de espécies de peixes.

... A Índia, a China e o Sri Lanka são os maiores produtores mundiais de chá. Os colhedores de chá catam as folhas com a mão, uma a uma para garantir a boa qualidade do produto.

... A inscrição na bandeira dos Inconfidentes, antes Liberdade que tardia, era de autoria de Alvarenga Peixoto.

... A língua portuguesa foi a primeira utilizada como língua oficial nas áreas da cana de açúcar.

... A Lua tem cor de chocolate e sua superfície é composta somente de rochas e pedras. As crateras no solo da Lua, se originaram pela queda de cometas e meteoros.

... A maior concentração populacional do planeta fica na cidade do México, com mais de 22 milhões de pessoas.

... A maior fissura do planeta Terra, ou seja, o vale da grande fenda, é tão grande, que os astronautas conseguem vê-lo da lua.

... A maior parte da borracha natural é produzida na Malásia. È feita com uma resina branca chamada de látex, da seringueira. Hoje em dia, já se industrializa, formando assim a borracha sintética.

... A maioria das artes marciais vem da China, do Japão e da Coréia. Essas artes como o caratê, ensinam movimentos a serem usados em defesa pessoal.

... A maioria dos bailarinos, artistas, escritores e músicos famosos mundialmente, tem como sua terra natal, os países do Continente Europeu.

... A mais conhecida organização ambientalista do mundo, Greenpeace, foi criada em 1971, por grupos de pacifistas americanos e canadenses.

... A margherita, foi a primeira pizza redonda feita, e foi enfeitada com as cores da bandeira da Itália: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate ( vermelho); como foi servida a Rainha Italiana Margherita, daí a origem do nome.

... A montanha mais alta do mundo; o Monte Everest, com seu pico a 8,848 quilômetros acima do nível do mar, se fosse colocado na parte mais profunda do Oceano Pacífico, ele ficaria completamente coberto por mais 800 metros de água salgada. Em outras palavras; o oceano nesse ponto, tem mais de 9,6 quilômetros de profundidade !

... A moradia da família Real no Rio de Janeiro, era o palácio da Quinta da Boa Vista; hoje museu.

... A Muralha da China, é o único monumento da Terra, que pode ser visto a olho nu da Lua. Tem 2450 Km de extensão e vai da China até a Mongólia.

... A ópera "O Barbeiro de Sevilha", foi escrita em menos de duas semanas.

... A ópera de Sidney uma construção parecida com uma concha fica na baía de Sidney; considerada por muitos arquitetos como uma das mais belas estruturas construídas neste século.

... A palavra Cristão, aparece apenas três vezes na Bíblia.

... A palavra tamoio, significa mais velho, em Tupi.

... A partir de 1860, surgem na literatura brasileira, temas políticos e sociais, como O Navio Negreiro de Castro Alves.

... A pipoca surgiu através dos índios norte americanos, que começaram a faze-la com a espiga inteira colocada em um espeto e levada ao fogo.

... A polícia do Canadá costumava viajar acavalo; por isso, chamadas de polícia montada até hoje, embora agora a maioria dos policiais dirijam carros.

... A Polônia é uma das áreas mais ricas do mundo em mineração de carvão; e que muitos europeus usam o carvão para aquecer suas casas e prédios.

... A primeira constituição do Brasil foi promulgada em 1824, com a criação do Quarto Poder, o Poder Moderado, que emprestava maiores poderes a D. Pedro

... A primeira medida de D. João VI no Brasil, foi a abertura dos portos às nações amigas, no dia 28 de janeiro de 1808, em Salvador.

... A primeira mulher da história a usar meias de seda tricotada, foi a inglesa Elizabete I.

... A raflésia, a maior flor, pode chegar a atingir um metro de diâmetro.

... A sensibilidade dos olhos à luz, se deve a pigmentos na retina e com a dilatação da pupila, nada tem a ver com a pigmentação da íris.

... A Suíça fabrica um dos chocolates mais deliciosos e cremosos do mundo.

... A torre inclinada de Pisa fica a cada ano mais inclinada; para que ela não acabasse caindo, cientistas encheram sua base de peso, isto a bem pouco tempo.

... A única palavra da língua portuguesa, cujo plural, é obtido por um "S" no meio: qualquer = quaisquer.

... A Usina de Itaipú, a maior do mundo, gera ¼ da eletricidade do Brasil. Foi erguida com a quantidade de 200 Maracanãs e o aço de 350 Torres Eiffel. Sua barragem tem 196 metros de altura, correspondente a um edifício de 63 andares e custou na época de sua construção 18 bilhões de dólares.

... A África, é uma deusa que carrega um chifre em uma das mãos e um chifre na outra.

... Alexandre, O Grande, ordenou que todos os seus soldados raspassem a cabeça e o rosto, por acreditar que a barba e cabelos longos, poderia facilitar a tentativa de uma degola.

... Algumas regiões do deserto de Atacama, no Chile, são tão secas que nelas nunca choveu.

... Algumas sequóias são as árvores mais altas do planeta, encontradas no oeste dos Estados Unidos, tendo em média 107 metros de altura.

... Alho e cebola são oxidante.

... América, foi inspirado no explorador Américo Vespúcio, e para harmonizar com os nomes dos outros continentes, Américo virou América.

... antes de estar associada ao Nazismo, a suástica era um símbolo antigo de boa sorte.

... Antes de voltar a Portugal, D.João VI aconselhou o filho que, em caso de rompimento definitivo com Portugal, D.Pedro deveria ficar no Brasil e fundar um novo reino.

... Antigamente não havia café na América do Sul; os colonizadores trouxeram os primeiros pés de café em navios, da Europa. Agora, países como a Colômbia e o Brasil, produzem grande parte do café mundial.

... Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, era filho do arquiteto Manuel Lisboa e da escrava Isabel, e foi o precursor da harmonia entre as artes Barroca e Rococó no Brasil.

... Ao emprestar sua melhor cadeira para um urso polar; principalmente se o viajante vier do Alaska...já foi encontrado um bichinho desses com cerca de 900Kg.

... Após 44 dias de viagem, a esquadra do Capitão-mor Pedro Álvares Cabral, chega ao então Monte Pascoal em 22 de abril de 1500.