Blog

Blog

29 de jun. de 2011

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso? Fotos e dicas de quem conseguiu

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?
Se você mora na Terra, já ouviu e vai continuar ouvindo falar, talvez enquanto viver, dos benefícios que um peso dentro dos padrões normais traz à saúde. Tanto que um dos maiores sucessos mundiais no assunto é o The Biggest Loser, uma espécie de BBB onde ganha mais quem perde mais peso.
Aqui no Brasil o projeto ainda não deslanchou, mesmo já sendo sucesso em dezenas de países. As fotos de quem chega ao final da competição impressionam, e por isso nós selecionamos algumas para ilustrar.
É o caso de Olívia Ward, cantora de ópera de 35 anos, a grande vencedora da última edição do The Biggest Loser. Quando entrou no programa, ela pesava 118 kg. Quando saiu, tinha apenas 59,87 kg (49,43% menos peso).
Emagrecer: por que é tão difícil perder peso


Outro caso de sucesso é o do representante de vendas Patrick House, de 28 anos. Ele foi dos 112,49 kg para 99,34 kg ao final do programa. Com isso, venceu a edição de 2010.

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?


Com esse post, o TenhoDito não pretende acabar com o problema que tira o sossego e paz de espírito de muita gente. O que nós queremos é só entrar na discussão que parece motivar um número cada vez maior de pessoas: afinal, por que é tão difícil perder peso ou simplesmente manter uma relação saudável com a balança?!

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?
[Alfredo 'Frado' Dinten - Peso Inicial: 166,47 kg / Peso Final: 92,99 kg / 44,14% menos peso]


Em primeiro lugar, ninguém gosta de passar fome. Em segundo, em praticamente todo canto existe oferta de comida – comida boa, ruim, barata, cara, de graça, comida aos montes…
Pra resistir, ou você realmente coloca como meta uma relação equilibrada com a comida ou enlouquece – tentamos pensar em alternativas menos radicais, mas elas tendem a não se sustentar com o passar do tempo.

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?
[Hannah Curlee - Peso Inicial: 112,49 kg / Peso Final: 54,43 kg / 48,39% menos peso]


E por falar em radicalizar, as dietas milagrosas dificilmente vão resolver o problema de alguém. No máximo, elas vão dar resultados quase instantâneos e colocar você no caminho nada compensador de quem emagrece um pouco hoje pra voltar a engordar daqui a duas ou três semanas.
Abaixo, nós vamos sugerir medidas simples pra você lidar melhor com a comida – muitas vezes, a ansiedade e a falta de controle nos prejudicam mais que a necessidade de comer ou que a própria gula.

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?
Irene Alvarado - Peso Inicial: 115,67 kg / Peso Final: 63,5 kg / 45,49% menos peso]


1) SUBSTITUA ALIMENTOS
Aqui vale o bom senso. Olhe para o pão carioquinha e veja nele um inimigo mergulhado em farinha branca. Melhor o pão integral, que te deixa mais tempo sem fome e ainda faz bem à saúde. Ao invés de manteiga ou margarina, azeite e queijo magro. Ao invés de salgadinhos e comida pronta, frutas na hora do lanche, barra de cereal ou biscoito integral e sanduíche daqueles que são feitos na hora, de preferência com pouca gordura e muita salada. Ao invés de pizza de peperoni, pizza de muzzarela. Ao invés de 4, 6 ou mais pedaços de pizza, coma uma fruta antes de sair de casa, ou um iogurte, qualquer coisa que te ajude a não chegar desesperado a um restaurante. E assim por diante.


2) PESQUISE SOBRE COMIDA, DESCUBRA NOVOS SABORES, EXPLORE AS SALADAS!



Aquelas pessoas que curtem salada não estão necessariamente com problemas de paladar. Combinada com o molho certo, uma salada pode ser muito (mas muuuiitoo) melhor que muito prato de massa. Confie e faça um teste! Ha, e é claro que colocar salada em metade do prato na hora do almoço também vai te dar uma forcinha, né?!

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?
[Denise Hill - Peso Inicial: 116,12 kg / Peso Final: 59,42 / 48,83% menos peso]


3) TENHA SEMPRE UMA OPÇÃO DE LANCHE POR PERTO


Existe muita polêmica sobre alimentação correta, mas quase nenhuma sobre alimentação incorreta. Fast food, chocolate e salgadinhos são uma delícia, mas devem ser exceção no cardápio de qualquer mortal, ainda mais no caso de quem precisa perder peso. Pra resistir bravamente às tentações maléficas de shoopings, bares, lanchonetes e outras invenções semelhantes, tenha sempre na bolsa (ou mochila, ou pasta, ou maleta…) uma opção de lanche saudável. Vale qualquer coisa: um sanduíche de queijo no pão integral, um pacotinho de biscoito, uma barra de cereal…


4) CRIE METAS RAZOÁVEIS E SE ESFORCE PARA MANTÊ-LAS


Se você quer perder cinco quilos, não coloque como meta alcançar esse objetivo em três dias. Melhor é esperar um mês – às vezes mais, e ver como seu corpo reage. Se você quer perder 15 quilos, comece pelos cinco do exemplo e fique longe das torturas. Ninguém perde peso sem sentir fome, mas ninguém mantém a perda de peso se fizer da dieta uma tortura, isso o TenhoDito garante!

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?
[Justin Pope - Peso Inicial: 165,56 kg / Peso Final: 87,9 kg / 47,4% menos peso]


5) TIRE A COMIDA DO CENTRO DA SUA VIDA


Se você se sente depressivo só de pensar em dieta ou em melhorar a alimentação, é porque existe alguma coisa está errada. A comida é essencial pra todo mundo, mas não deve ser a coisa mais importante da rotina de ninguém. Ver um filme, ler um livro, ligar pra um amigo que a gente não vê há muito tempo são coisas que também dão prazer. É aí também que entra a importância da atividade física – praticar um exercício, qualquer exercício, vai não só impulsionar a perda de peso. Vai fazer você se sentir melhor e, quem sabe, descobrir um novo hobbie.


6) RADICALIZE AONDE É PRECISO


Não sei se deu pra perceber, mas nossa intenção com esse post é estimular a reeducação alimentar, não apenas a perda de peso. Por isso, durante o processe do reeducação, tente radicalizar nas coisas que realmente só te fazem mal. Refrigerante, por exemplo, jamais trouxe benefício a nenhum ser vivente. Dá pra começar por aí. Com o tempo, você vai conseguir abrir mão do fast food e da batata frita só por saber que eles não têm valor nutricional nenhum. Palavra de quem está há quase dois meses sem colocar um copinho que seja de refrigerante na boca – se não fosse uma recaída numa festinha de aniversário, seriam seis meses, mas as recaídas fazem parte de qualquer dieta.

Emagrecer: por que é tão difícil perder peso?
[Jay Jacobs - Peso Inicial: 181,44 kg / Peso Final: 99,34 kg / 45,25% menos peso]


7) NÃO SEJA LOUCO, NÃO TENHA ALUCINAÇÕES, NÃO SE PRIVE DE COISAS QUE TE DÃO PRAZER


Você bem que pode perder peso sem sofrer o que a maioria das pessoas sofre. É só ter um cozinheiro, um nutricionista, um personal e (importantíssimo) um psicólogo à sua disposição pras horas difíceis. Se não é o seu caso e se a vida vai continuar normalmente apesar da sua dieta, tente seguir os conselhos que a gente colocou aqui e as centenas de informações legais que você certamente já tem sobre o assunto. Uma dica importante é sempre escolher um dia pra relaxar, mas sem desespero. No dia de “recreio”, vale investir numa sobremesa, num pedaço ou dois a mais de pizza, num salgadinho de milho. Depois disso, volte à realidade!