Blog

Blog

8 de jun. de 2011

Crônica - Todos os tipos dessa forma de escrever

Crônica. Todos os tipos dessa forma de escrever.

A crônica pode ser escrita em várias formas, cada tipo apresenta a maneira em que o escritor quer contar sua história. Há vários tipos de crônicas:

- Crônica Descritiva

Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados em um espaço, viva como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme publicado.

- Crônica Narrativa

Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrado tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometido com fatos cotidianos ("banais", comuns).

- Crônica Dissertativa

Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" (em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo"). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.

- Crônica Narrativo-Descritiva

É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos ("banais", comuns) no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular.

- Crônica Humorística

Apresenta uma visão irônica ou cômica dos fatos apresentados.

- Crônica Lírica

Linguagem poética e metafórica. Expressa o estado do espírito, as emoções do cronista diante de um fato de uma pessoa ou fenômeno. No geral as emoções do escritor.

- Crônica Poética

Apresenta versos poéticos em forma de crônica.

- Crônica Jornalística

Apresentação de aspectos particulares de noticias ou fatos. Pode ser policial, esportiva, etc.

- Crônica Histórica

Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.