Blog

Blog

26 de jun. de 2011

Células tronco



O que são?

Células tronco são células com capacidade de se transformar em outros tipos de células. Assim, por exemplo, uma célula tronco pode transformar-se em uma célula de coração, fígado, rim, músculo, cérebro, osso, cartilagem ou até em um espermatozóide.

1 (cél. tronco, neurônio, cél.musc., espermatozóide)

O corpo humano do adulto é formado por aproximadamente 75 trilhões de células, que se dividem  em mais ou menos 200 tipos. Todos eles podem ser formados a partir de células tronco(CT).

Quais os tipos de CT?

Existem básicamente dois tipos de CT:

 1)      As CT embrionárias.

Aproximadamente 5 dias após a fecundação, o embrião é uma esfera, chamada de blastocisto, constituída por mais ou menos umas 100 células. As células externas do blastocisto vão formar a placenta e a bolsa amniótica. As células internas, são as  CT embrionárias, vão formar todos os tecidos do futuro indivíduo.

2 (útero e balstocisto)

2) As CT adultas(ou pós- natais).

As CT  adultas são encontradas, por exemplo, na medula óssea, no cordão umbilical, na córnea, no cérebro, no fígado, no pâncreas,no sangue e em músculos esqueléticos.

3 (corpo humano )

As CT embrionárias são melhores que as CT adultas, pois podem transformar-se em praticamente qualquer tipo de célula. As CT adultas têm demonstrado uma capacidade de diferenciação limitada; a maioria dos tecidos humanos não pode ser obtida a partir delas.

4 (cordâo umbilical)

Qual sua utilidade?

Estas são algumas das situações em que as CT já estão sendo utilizadas em caráter experimental.

1)      INFARTO-  Células tronco, implantadas no coração, podem transformar-se em células cardíacas substituindo as células lesadas.

2)      MEDULA ESPINHAL- Pesquisadores da USP,utilizando CT em paraplégicos e tetraplégicos, conseguiram restaurar parte da sensibilidade de membros paralisados havia anos.

3)      PARKINSON E ALZHEIMER- Células tronco, implantadas no cérebro, podem transformar-se em neurônios, substituindo as células lesadas nestas doenças.

4)      MAMAS- Pesquisadores da  Universidade de Tóquio conseguiram aumentar o volume de mamas utilizando mistura de gordura e CT. Talvez seja este o futuro substituto das próteses de silicone.

5)      INFERTILIDADE- Um casal infértil quer ter um filho. Pode-se, já hoje, a partir de CT, produzir espermatozóides ou óvulos. No futuro isto poderá ser será usado para resolver o problema do casal.

 6)      DIABETES- Pretende-se criar células produtoras de insulina a partir de CT  ou  refazer, usando CT, o sistema imunológico, o qual ataca o pâncreas no diabete tipo 1.

7)      CÓRNEA- As CT da córnea podem fazer crescer novas córneas em pessoas que não puderam receber um transplante de córnea com sucesso.

8)      DENTES- As CT poderão ser introduzidas na gengiva originando dentes naturais.

9)      TRANSPLANTES – No futuro, não haverá mais filas para transplantes ou famílias desesperadas  em busca de um doador compatível. Em vez de transplante de órgãos, os médicos farão um transplante de CT , tiradas do próprio paciente, sem risco de rejeição

10)  Leucemia, anemia aplástica, linfomas, distrofia muscular, esclerose múltipla etc,etc,etc.

Estima-se que o uso de células tronco em tratamentos venha a ser uma rotina efetiva no prazo de dez anos.