Blog

Blog

4 de jun. de 2011

Caso Eliza Samúdio

Um ano depois, sumiço de Eliza Samúdio ainda tem lacunas


ROGÉRIO PAGNAN
ENVIADO ESPECIAL A MG
RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO
Um ano depois do desaparecimento de Eliza Samudio, ainda há uma série de lacunas sobre o que ocorreu com a ex-amante do ex-goleiro Bruno Fernandes. Além de Bruno, outras três pessoas estão presas e um adolescente internado acusados de envolvimento com a morte da ex-modelo.
Entenda o caso envolvendo o goleiro Bruno
STJ nega liminar para tirar goleiro Bruno da prisão
Goleiro Bruno recebe visita das filhas e ex-mulher

Reprodução/Divulgação
Eliza e Bruno; goleiro é acusado pelo desaparecimento da ex-amante
Eliza e Bruno; goleiro é acusado pelo sumiço da ex-amante
A suspeita é que o grupo se uniu para matar Eliza, que teria pressionado o goleiro Bruno a reconhecer o filho.
Segundo o Ministério Público, os principais suspeitos de participar do sequestro e morte de Eliza são Luiz Henrique Romão, o Macarrão, Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e o adolescente primo de Bruno.
Rastreamento dos telefonemas feitos pelos suspeitos em 10 de junho de 2010, quando Eliza foi vista pela última vez, evidencia ao menos uma lacuna.
A acusação diz que Macarrão levou Eliza de carro para Vespasiano (na Grande Belo Horizonte) onde ela foi morta pelo ex-policial Bola. O adolescente estaria junto.
O grupo, segundo a Promotoria, encontrou-se antes na região de Pampulha, por volta das 21h, e cerca de uma hora depois Bola fez um telefonema já em Vespasiano.
Ocorre que Macarrão fez uma ligação, por volta das 22h, ainda na região da Pampulha, distante de Vespasiano, o que sugere que ele não estava no local do crime.
O relatório da polícia omite essa informação e a denúncia da Promotoria à Justiça também não traz detalhes dos trajetos feitos pelos acusados entre a Pampulha e Vespasiano, bem como o tempo gasto com isso.
O rastreamento está em anexo sigiloso do processo ao qual a Folha teve acesso.
Para o advogado de Macarrão, Patrick Berriel, o rastreamento só permite suposições sobre onde estaria seu cliente naquela noite.
Especialistas em investigação ouvidos pela Folha dizem que o rastreamento não pode ser utilizado como prova cabal porque pode indicar localizações imprecisas.
Além dessa lacuna sobre as ligações, a principal questão desse crime é a inexistência do corpo da vítima.
Para o desembargador Xavier de Aquino, do Tribunal de Justiça de SP, uma série de indícios não substitui a materialidade de um crime -sem corpo, não há crime.


O promotor Gustavo Fantini diz que um assassino profissional (como Bola é descrito) não faria seu "trabalho completo" diante de Macarrão e do menino, os clientes.
Para o advogado Cláudio Dalledone Júnior, defensor de Bruno, não existe prova do crime ou da participação do goleiro como mandante.
O julgamento de Bruno e dos outros acusados ainda não tem data para acontecer.
INDÍCIOS


O promotor Gustavo Fantini, responsável pela denúncia contra o goleiro Bruno e os outros suspeitos, disse não existir uma única prova contra o grupo, mas um conjunto que somado traz a certeza de ter havido o crime.
O promotor falou sobre esse conjunto de provas quando a Folha ainda não tinha acesso a toda a investigação. Ele foi procurado posteriormente para comentar as lacunas encontradas, mas Fantini não quis mais falar.
Segundo o promotor, Bruno havia agredido Eliza antes, acompanhado de Macarrão. Somado a isso, Fantini aponta ainda as ligações telefônicas entre os suspeitos e o depoimento do adolescente, entre outros pontos.
O delegado Edson Moreira, que conduz a investigação, não quis comentar o caso.