Blog

Blog

29 de mai. de 2011

Os monumentos mais loucos do mundo

Os Monumentos Mais Loucos do Mundo
Em todo os lugares marcados pela presença humana, o monumentos representam a cultura de determinado povo, país ou localidade, quase sempre representando figuras históricas, lugares marcantes ou feitos memoráveis. Mas como toda regra tem sua exceção, existe monumentos tão estranhos que merecem uma nota de rodapé para explicar o significado deles.
E nem se pode acusar as obras citadas nesse post como mais alguns devaneios de artistas pós-modernos: tem até monumentos do século 16 que não devem nada em estranhamento à arte contemporânea. Confira algumas delas nas fotos link externo abaixo:

Os Monumentos Mais Loucos do Mundo
Carhenge (Nebraska, EUA): Uma espécie de homenagem ao original Stonehenge, na Inglaterra, Carhenge foi erguido numa fazenda por Jim Reinders, em memória a seu pai que viveu a vida toda lá.

Os Monumentos Mais Loucos do Mundo

Le Palais Ideal (França): erigido em homenagem ao carteiro francês Ferdinand Cheval, o Palácio Ideal mistura vários estilos arquitetônicos e foi construído com pedras pegas diariamente por Cheval na sua rota de entregas de correpondências.

Os Monumentos Mais Loucos do Mundo

Crazy Horse Memorial (Dakota do Sul, EUA): note ao fundo da foto link externo acima, a inacabada escultura de Oglala Lakota, guerreiro indígena muito famoso nos Estados Unidos, apelidado de Cavalo Doido. Quando estiver finalizada, ela vai se parecer mais ou menos com o modelo em branco visto na foto.

Os Monumentos Mais Loucos do Mundo
Kindlifresserbrunner (Berna, Suíça): traduzindo para o português, é a estátua comedora de criancinhas. Faz alusão ao mito grego de Cronos, que devorava seus filhos para permanecer em seu trono. Agora não me perguntem porque essa estátua tão grotesca enfeita uma fonte bem no centro da cidade suíça.

Os Monumentos Mais Loucos do Mundo

Fremont Troll (Seattle, EUA): esse estranho monumento foi contruído por alguns artistas nos anos 90, debaixo de uma ponte na localidade de Fremont, nos arredores de Seattle. O mais interessante da obra é o Fusca preso debaixo de uma das mãos do troll.

Os Monumentos Mais Loucos do Mundo

Stone Moutain (Georgia, EUA): quase uma cópia do Monte Rushmore, esse monumento na Georgia retrata personagens importantes da época da Guerra Civil Americana pelo lados dos Estados Confederados da América: Stonewall Jackson, Robert E. Lee e Jefferson Davis.