Blog

Blog

28 de abr. de 2011

O primeiro selo do Brasil

Primeiro selo do Brasil

Primeiro selo do Brasil

O 'Olho de Boi', impresso em 1843, foi o primeiro selo a circular pelo Brasil e o segundo país a emitir selos no mundo


Primeiro selo do Brasil


O Primeiro selo do Brasil foi o 'Olho de Boi'. Lançado pelo Império no dia 1º de agosto de 1843, nos valores de 30, 60 e 90 réis, tornaram-se os selos mais famosos do país.

A ideia para a estampa do primeiro selo brasileiro, em primeiro momento, era reproduzir a imagem do imperador Dom Pedro II. Após muitas discussões, as autoridades concluíram que os carimbos dos selos acabariam afrontando a imagem da majestade.

O Brasil foi o primeiro país do continente americano e o segundo do mundo a emitir selos postais, com o objetivo de facilitar a correspondência entre diferentes partes do mundo.

A série 'Olho de Boi' circulou durante o período de um ano. Sua primeira impressão deveria ser de 6.000.000 unidades de 30 réis, porém sua tiragem ficou em 1.148.994. O de 60 réis teve como tiragem final 1.502.142 selos e o de 90 réis, 349.182.

O valor de cada selo correspondia à distância que a carta deveria percorrer. Os de 30 réis eram para distâncias curtas, de 60 para distâncias intermediárias e os selos com a impressão de 90 réis serviam apenas para correspondências internacionais.

Por ser um país que contribuiu com a história dos selos, o Brasil ganha destaque entre as comunidades filatélicas do mundo inteiro.

Curiosidades

Filatelia: estudo dos selos postais, metodicamente colecionados. Paixão, mania, hábito, gosto de colecionar selos.

No dia 03 de dezembro de 1839, uma lei inglesa estabeleceu a chamada 'reforma postal' e, em 06 de maio de 1840, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal do mundo.

O primeiro selo emitido na Inglaterra reproduzia a figura da rainha Vitória, que na época regia o país. O selo ficou conhecido como 'Penny Black', ou 'Um Centavo Preto'.

No Brasil, o Dia do Selo é comemorado em 1º de agosto, data da primeira emissão nacional.
Depois do 'Olho de Boi', os selos mais conhecidos são 'Inclinados', de 1844; 'Olhos de Cabra', de 1850; e 'Olhos de Gato', de 1854.

O Brasil começou a emitir selos comemorativos em 1900.

Cada país tem sua própria data comemorativa, em celebração à data de lançamento.