Blog

Blog

30 de abr. de 2011

Notícias do Brasil e do mundo!...





João Paulo II foi 'a melhor pessoa do século passado', diz turco que atirou contra o Papa

Agências internacionais
NICÓSIA - O turco Ali Agca, que tentou matar o papa João Paulo II há 30 anos, disse estar "muito feliz" com a beatificação do Pontífice, cuja cerimônia acontecerá no próximo domingo. Nesta sexta-feira, o caixão com o corpo do antigo líder da Igreja Católica foi retirado da sepultura. Ele ficará exposto em frente ao altar principal da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Após a missa de 1º de maio, o local onde ficará o caixão poderá ser visitado por fiéis.

- Queria participar da cerimônia de beatificação na Praça São Pedro, mas o governo italiano não me deu permissão (para entrar no país) - contou o turco à agência Ansa. - Eu, Ali Agca, proclamo João Paulo II a melhor pessoa do século passado. Espero, em um futuro próximo, poder visitar o túmulo do Pontífice e o Santuário de Fátima - acrescentou.

Em 13 de maio de 1981, Ali Agca atirou contra João Paulo II na Praça São Pedro, no Vaticano. O polonês Karol Wojtyla, que morreu em 2005, ficou gravemente ferido, sobretudo devido aos disparos que o atingiram na região do abdômen.
O turco foi detido em flagrante e ficou preso na Itália. João Paulo II visitou o seu algoz na cadeia e o perdoou. Em 2000, Agca foi extraditado para a Turquia, onde permaneceu preso por outros crimes cometidos antes do ataque contra João Paulo II, como o assassinato de um jornalista.
Ali Agca ficou, ao todo, 29 anos e dois meses na prisão, sendo solto no dia 18 de janeiro de 2010.


Tornado americano

Obama visita região atingida por tornado nos EUA e promete ajuda; número de mortos chega a 328
 
TUSCALOOSA, EUA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voou nesta sexta-feira para o epicentro de um dos piores desastres causados por tornado no país e prometeu dar apoio federal para a recuperação, depois que ao menos 328 pessoas foram mortas.

O presidente e sua família visitaram a devastada cidade universitária de Tuscaloosa, no Alabama, o mais atingido dos sete Estados afetados esta semana por tornados e tempestades que destruíram bairros inteiros. Foi a pior catástrofe natural nos EUA desde o furacão Katrina, em 2005.

Só no Alabama, 228 pessoas morreram na tragédia, segundo autoridades de emergência.

- Vamos fazer tudo que pudermos para ajudar na reconstrução destas comunidades. Não podemos trazer de volta os que perderam suas vidas, mas os danos materiais, que são obviamente extensos, isso é algo com que podemos fazer alguma coisa - disse Obama aos repórteres.

" Nunca vi uma devastação como essa. É de cortar o coração "

- Nunca vi uma devastação como essa. É de cortar o coração - completou Obama, que estava acompanhado da mulher, Michelle, e do governador do Alabama, Robert Bentley.

Ao se aproximar do aeroporto em Tuscaloosa, o Air Force One sobrevoou a zona atingida pelo tornado, dando a Obama e sua família uma visão clara de um gigantesco corte de quilômetros de devastação com centenas de metros de largura.

O presidente deseja mostrar que a ajuda federal está a caminho e que ele considera o desastre uma prioridade. Seu antecessor, o presidente George W. Bush, foi duramente criticado pelo que foi considerado uma resposta lenta ao furacão Katrina.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que Obama "quer que fique bem visível para o resto dos Estados Unidos o sofrimento que uma tempestade como esta implica para tantas famílias".

A recuperação pode custar bilhões de dólares e, até mesmo com auxílio federal, o desastre deverá atrapalhar os esforços de Estados afetados para se recuperar da recessão. Será um fardo adicional para os municípios lutando com finanças frágeis.

Os tornados são um evento normal no Sul e Meio-Oeste dos EUA, mas raramente são tão devastadores. Mortes também foram relatadas no Mississippi, Tennessee, Arkansas, Geórgia, Virgínia e Louisiana.

Usina nuclear fechada

Os tornados devastaram a indústria de aves do Alabama - o Estado é o terceiro produtor de frango dos EUA - e destruíram pelo menos uma mina de carvão e outras indústrias.

A segunda maior usina de energia nuclear EUA, a Browns Ferry, no Alabama, deverá continuar fechada por semanas, após um blecaute automaticamente encerrar suas operações, evitando um desastre nuclear, disseram as autoridades.

A confecção VF Corp disse um dos seus centros de distribuição de jeans, localizado em Hackleburg, Alabama, foi destruído e um operário morreu.

Na madrugada de sexta-feira, autoridades enviaram equipes de resgate para Tuscaloosa, onde fica a Universidade do Alabama, para ajudar os sobreviventes depois que os furacões na quarta-feira devastaram casas e empresas.

Os furacões, incluindo um de mais de 1,5 quilômetro de largura, reduziram casas a escombros, capotaram carros e causaram apagões generalizados.

- Estamos trazendo os cães farejadores de corpos - disse Heather McCollum, assistente do prefeito de Tuscaloosa, que calculou o número de mortes na cidade em 42, mas afirmou que esta cifra poderia aumentar. Ela disse que 900 pessoas ficaram feridas.

Centenas de pessoas ficaram desabrigadas pelos tornados e estão em abrigos. O toque de recolher continuaria em vigor na sexta à noite para evitar saques, embora não tenha havido quase nenhum incidente do tipo, disse ela.

A cidade foi inundada de ofertas de ajuda de todo o país, disse McCollum à Reuters.



Após acordo

Lieberman rejeita governo palestino com Hamas, mas Abbas afirma que continuará negociando com Israel

Agências internacionais
JERUSALÉM - Um dia depois dos grupos Hamas e Fatah terem chegado a um acordo para formar um governo de unidade , o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, disse nesta quinta-feira que seu país não negociará com um governo palestino que inclua o grupo islâmico. O chanceler disse que o acordo do secular Fatah com o Hamas marca o "cruzamento de uma linha vermelha". O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, sinalizou, no entanto, que as conversas de paz com Israel ainda são possíveis.

Líder do Fatah, Abbas disse que a Organização pela Libertação da Palestina (OLP), que ele comanda e à qual o Hamas não pertence, ainda será responsável por "lidar com políticas, negociações". Foram suas primeiras palavras após a revelação do acordo, realizada no Cairo, na quarta-feira.

Uma fonte do Hamas disse que as negociações não serão parte do programa do novo governo a ser formado como parte do acordo. O plano proposto pelo Egito prevê a formação de um governo provisório único palestino nos próximos dias.

Israel tem mantido conversações de paz com o governo liderada pelo Fatah, mas evita o Hamas, que considera um grupo terrorista por causa de seu compromisso com a destruição do Estado judeu. O premier israelense, Benjamin Netanyahu, já havia condenado o acordo entre as facções palestinas.


David Petraeus

Comandante das operações militares dos EUA no Afeganistão será nomeado novo chefe da CIA
Agências internacionais
RIO - De acordo com jornais americanos, que citam fontes confidenciais, o comando dos serviços da Agência Central de Inteligência americana, a CIA, passará para o general David Petraeus, atual chefe das operações militares da OTAN no Afeganistão. Para Petraues assumir o cargo, faltaria apenas o anúncio oficial e a aprovação do Senado.

O reconhecido estrategista, elogiado por sua inteligência tanto por republicanos como por democratas, conseguiu tirar o Iraque do abismo de uma guerra civil quando assumiu em 2007 o comando do conflito civil e da violenta insurgência que assolou o país do Golfo por causa da captura do ditador Saddam Hussein. Seu talento lhe rendeu o status de "lenda militar".

Leon Panetta, atual chefe dos espiões da CIA, será nomeado Secretário da Defesa, um cargo hoje ocupado por Robert Gates, que já tinha deixado claro que deixaria o posto à frente do Pentágono ainda este ano. Segundo os jornais americanos, o presidente Barack Obama poderá anunciar as nomeações amanhã, embora o processo no Senado possa atrasar em algumas semanas a posse dos cargos. Como parte da reestruturação, também será anunciada a substituição do atual embaixador dos Estados Unidos no Afeganistão, Karl Eikenberry, por Ryan Crocker, que foi embaixador no Iraque entre 2007 e 2009.


Petraeus, de 58 anos, é o militar de maior patente nos EUA, responsável pelo Comando Central do Exército americano e, desde 23 de junho de 2010, chefe das tropas no Afeganistão. Ele é um personagem popular entre a opinião pública e quem o conhece pessoalmente o descreve como culto, diplomático e agudo. No Iraque, mudou radicalmente a estratégia do comando anterior e fortaleceu as relações com as diferentes parte do conflito mediante diálogo.


Deraa

União Européia dá sinal verde para embargo de armas na Síria; número de mortos passa de 60 nesta sexta-feira

Agências internacionais
DAMASCO, AMÃ e BRUXELAS - Membros da União Europeia se reuniram em Bruxelas, e deram sinal verde para o embargo de armas à Síria, em meio ao aumento da violência que deixou ao menos 62 mortos nesta sexta-feira. O bloco também considerou adotar outras medidas restritivas em resposta à repressão aos protestos.

Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas nesta sexta-feira em cidades da Síria para prestar solidariedade à cidade de Deraa, sob intervenção do Exército, e pedir mudanças no regime do presidente Bashar al-Assad. Segundo o observatório Sírio para os Direitos Humanos dos 62 mortos, 13 foram na cidade de Rastan norte de Homs.

Os maiores protestos do "Dia da Ira" aconteceram em pelo menos um subúrbio de Damasco, capital do país, e nas cidades de Homs e Banias ( foto), entre outras. Mobilizações pequenas também foram registradas no centro de Damasco, de acordo com testemunhas.

As forças sírias abriram fogo nesta sexta-feira contra moradores de vilarejos que se dirigiram à Deraa a fim de ajudar a população local a resistir, afirmaram testemunhas. Muitos teriam ficado feridos no incidente.

- Eles abriram fogo no portão leste de Deraa, na área de Yadoda, a cerca de três quilômetros do centro da cidade - afirmou uma testemunha.




Perdão

Diretório Nacional do PT aprova refiliação de Delúbio
BRASÍLIA - Por 60 votos favoráveis, 15 contra e duas abstenções o Diretório Nacional do PT aprovou na noite desta sexta-feira refiliação do ex-secretário de finanças Delúbio Soares. Ele havia sido expulso do partido há cerca de 5 anos e meio, no auge do escândalo do mensalão.
A votação foi palco de algumas manifestações contrárias ao perdão de Delúbio, mas após horas de discussão os petistas consideraram que o ex-tesoureiro já havia pagado por seus erros ao ser expulso da legenda em 2005.

Antes da decisão, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que não considerava o ex-tesoureiro "corrupto" ou que tenha agido "em causa própria" em 2005.

Nesta sexta-feira O Globo publicou uma entrevista com o senador Eduardo Suplicy defendendo Delúbio Soares. O senador disse não ser a favor da punição perpétua e que é preciso que todos os petistas assumam compromisso com a transparência no uso de recursos pela legenda.


Investimentos

FGTS - Petrobras foi pior aplicação de abril, com queda de 10,04%
RIO - Os investidores que destinaram recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos fundos FGTS-Petrobras foram os mais prejudicados nas aplicações financeiras de abril. A perda foi de 10,04% considerando os dados até o dia 26, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). No ano, a queda é de 3,81%. A rentabilidade do FGTS-Vale também negativa no mês, em 0,39%. Em 2011, o recuo acumulado é de 3,81%.

O debate entre governo e a estatal sobre o repasse da alta no preço do petróleo no mercado internacional para o preço da gasolina no mercado doméstico acabou prejudicando as ações da companhia no mês passado. De um lado, a Petrobras quer reajustar o preço da gasolina para compensar os maiores custos do petróleo. Do outro, o governo quer evitar o aumento dos combustíveis em um momento que a inflação brasileira já está pressionada.

Os fundos de investimento em renda fixa (prefixados) foram a melhor aplicação financeira em abril, até o dia 26, com rendimento de 0,76%. No ano, a alta acumulada foi de 3,75%. Já os fundos DI (pós-fixados) renderam 0,71% em abril e 3,42% no ano.

Refletindo o desempenho negativo da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) - que recuou 3,58% no mês -, os fundos de ações indexados ao Ibovespa perderam 2,15% em abril e acumulam queda de 3,46% no ano. Já os fundos multimercados multiestratégia (que podem investir em renda fixa, variável ou câmbio) tiveram rentabilidade negativa de 0,19% em abril, mas ganham 2,64% no ano.

- A Bolsa brasileira acabou ficando para trás em abril, com a preocupação sobre a inflação alta, dúvidas sobre o comportamento do Copom e a discussão sobre o reajuste da gasolina - afirmou o administrador de investimentos Fabio Colombo.

Os ganhos dos fundos e da poupança continuam sendo corroídos pela inflação. Pelo IGP-M, a alta de preços foi de 0,45% em abril e 2,89% no ano. A caderneta de poupança com aniversário em 1º de maio, por sua vez, tem rendimento de 0,54%, pouco acima da inflação. No ano, a poupança rende 2,30%.



Receita investiga esquema que fraudou R$ 30 mi em restituições
A Receita Federal realizou nesta sexta-feira a Operação Risco Calculado, que combate um esquema de fraudes nas declarações de Imposto de Renda. Durante a manhã foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão em locais ligados a suspeitos de liderarem o esquema. A fraude envolveria cerca de 1,2 mil pessoas, e o prejuízo aos cofres públicos é estimado em até R$ 30 milhões.

De acordo com o delegado Joel Miyazaki, da Delegacia da Receita Federal em Brasília, não se trata de uma quadrilha. "São pessoas físicas com bom poder aquisitivo e conhecimento contábil. A maioria são servidores públicos federais e do Distrito Federal", diz. Segundo ele, a suspeita é de o esquema funcione desde 2007, e envolva restituições de cerca de R$ 30 mil para cada pessoa.

Essa operação faz parte de um conjunto de ações semelhantes que a Receita, junto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, desencadearam em todo o País a partir do monitoramento da entrega das Declarações do Imposto de Renda este ano. A ação começou por causa de uma investigação iniciada em 2010, quando foram identificados os responsáveis pelo envio de centenas de Declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) com indícios de manipulação das informações prestadas ao Fisco com intuito de elevar os valores das restituições.

Miyazaki conta que há suspeita de "líderes" nas fraudes, pessoas com bom conhecimento contábil que cobrariam pelo serviço uma porcentagem do valor restituído ilegalmente. "Um dos investigados é servidor público federal, que passou a oferecer o serviço aos amigos em 2007. Com o boca-a-boca, até agora já estimamos 1,2 mil 'usuários'", diz.

Despesas simuladas com saúde, previdência privada e educação foram as principais deduções utilizadas para reduzir o imposto de renda devido pelos contribuintes, em sua maioria servidores públicos federais e do Distrito Federal. Com as buscas, a Receita Federal identificará outros suspeitos de terem se beneficiado ilegalmente.

O delegado ainda afirmou que os beneficiários podem, voluntariamente, retificar sua declaração e pagar cerca de 20% de multa. Porém, uma vez iniciadas as investigações, a Receita intimará os contribuintes para que comprovem as informações declaradas; se os dados não forem confirmados, além do imposto devido, poderá ser cobrada multa de até 150%. Eles estarão sujeitos, ainda, às sanções penais previstas para os crimes contra a ordem tributária.

Brasil tem 60 mil casais homossexuais, aponta Censo 2010
Dados preliminares do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais. Esta é a primeira edição do recenseamento a conter perguntas sobre união entre pessoas do mesmo sexo. O Censo ainda revela que 37.487.115 pessoas residem com cônjuges do sexo oposto.

A região com o maior número de pessoas que declararam viver com companheiros do mesmo sexo, em números absolutos, é o Sudeste, com 32.202 casais. Em seguida, aparecem o Nordeste (12.196 casais), o Sul (8.034) e o Centro-Oeste (4.141). Com 3.429 casais homossexuais, a região Norte é a que registra o menor número de uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Entre os Estados, São Paulo é o que registra a maior quantidade de uniões homossexuais, com 16.872 casais, seguido do Rio de Janeiro (10.170) e Minas Gerais (4.098). Roraima (96 casais homossexuais), Tocantins (151) e Acre (154) são as Unidades da Federação com o menor número de pessoas que residem com cônjuges do mesmo sexo.

SC: 10 mil famílias estão vulneráveis a desastres, diz governo

Pelo menos 10 mil famílias moram em áreas consideradas "críticas" para a ocorrências de desastres naturais em Santa Catarina. A informação foi divulgada na quinta-feira pela diretora da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), Maria Darci Mota Beck, durante um seminário sobre o tema "moradias em áreas de risco", em Florianópolis.

Segundo Maria Darci, as frequentes ocorrências climáticas registradas no Estado nos últimos anos levaram a Cohab a inserir um "plano específico" na política habitacional para atender às famílias que vivem em áreas de risco. "Atualmente cerca de 10 mil famílias vivem em regiões consideradas vulneráveis. Nossa meta para esta gestão é que, no mínimo, metade destas famílias sejam contempladas com moradias em áreas seguras", disse.

O tema "desastres ambientais" reuniu centenas de especialistas na sede do governo. Segundo o professor Antônio Edésio Jungles, diretor-geral do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC), Santa Catarina é o Estado brasileiro com maior incidência de fenômenos climáticos de grandes proporções.

Jungles ainda destacou que a "diversidade" dos fenômenos agrava a situação. "São grandes deslizamentos de terra, inundações, estiagens, granizos, vendavais, marés de tempestades, entre outros fenômenos", disse. "Não há uma região de Santa Catarina que não sofra. No entanto, o Vale do Itajaí e o Sul são frequentemente mais atingidos por causa de suas características de construção urbana."

A partir do seminário promovido pela Cohab será elaborado o Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS). O estudo visa planejar políticas do setor e definir estratégias para os próximos anos. "Hoje muitas famílias catarinenses estão assentadas em zonas ambientalmente frágeis, impróprias à urbanização e não disputadas pelo mercado, localizadas em periferias com pouca acessibilidade e carentes de infra estrutura", afirma a presidente da Cohab. "Essas são as primeiras atingidas com as catástrofes climáticas que assolam nosso território."


No Rio, Alckmin defende redução de siglas partidárias no País
Participando de um debate junto com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e o ministro do desenvolvimento, Fernando Pimentel, no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que o Brasil precisa diminuir o número de siglas partidárias. Para ele, essa é a principal medida a ser adotada na reforma política.

"Quando você tem mais de 30 partidos, não tem mais de 30 ideologias. A fragmentação é ruim para o processo democrático. Dificulta a governabilidade", afirmou. Segundo ele, a melhor forma de combater isso é através da proibição da coligação proporcional, que elege representantes pouco votados através dos votos de uma outra pessoa da mesma sigla.

Alckmin também pregou o voto distrital, o que, segundo ele, geraria eleições mais baratas e colocaria os candidatos mais próximos de seus eleitores. Por fim, o governador afirmou que tornaria o voto facultativo no Brasil.

O tucano afirmou ainda que não vê o seu partido abalado após a debandada de vereadores de São Paulo, que abandonaram a legenda. "Sou extremamente otimista em relação ao PSDB. O partido foi bem, nosso candidato foi para o segundo turno, foi o partido que mais elegeu governadores. Temos a terceira bancada. É natural que sofra quem está na oposição com esse modelo de poder governista, onde só se elege quem está no poder", afirmou.

Ministra nega que Dilma queira vetar pontos do Código Florestal
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, negou nesta sexta-feira que o governo federal tenha decidido vetar pontos polêmicos do projeto do novo Código Florestal. Ela desmentiu informação dada na quinta-feira pelo secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, o ex-ministro Carlos Minc. O texto do Código Florestal deve ser votado na próxima semana, na Câmara dos Deputados.

"Quero deixar claro: estamos negociando com o Congresso. Não estou discutindo o veto, estamos discutimos convergência", afirmou a ministra na reunião sobre a Conferência Rio+20 (que marcará os 20 anos da Eco-92), na capital fluminense. Ela foi perguntada sobre a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff vetar a anistia a desmatadores ilegais e a redução do tamanho das Areas de Proteção Permanente (APP).

De acordo com a ministra, a proposta do governo, enviada na semana passada para os legisladores, trata da regularização ambiental e da inclusão da classe produtiva agrícola na proteção do meio ambiente. "Em nenhum momento eu comentei qualquer questão sobre veto. Comentei sobre a regularização ambiental e estou confiante na proposta que temos", disse.

Embora tenha evitado abordar possíveis vetos da presidenta Dilma Rousseff, a ministra já tinha dado declarações no Fórum Econômico da América Latina de que o governo não pensa em desistir das punições a quem desmatou, com anistia de multas aplicadas no passado.


Escândalo do IR derruba diretor da Assembleia do Paraná
O presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou, nesta sexta-feira, a demissão do diretor administrativo da Casa, Altair Carlos Daru, envolvido na Operação Tubarão, da Polícia Federal e da Receita Federal. Segundo as investigações, Hellena Luiza Valle Daru, mãe do ex-diretor, era uma das funcionárias fantasmas da Assembleia que receberam restituição de Imposto de Renda (IR) indevidamente relativa aos salários recebidos sem nunca ter trabalhado na Casa.

Daru é funcionário de Rossoni há cerca de dez anos e foi alçado a diretor administrativo da Assembleia quando o deputado assumiu a presidência do Poder Legislativo, em fevereiro deste ano.

De acordo com o que apurou a Receita Federal, Hellena Daru esteve registrada como funcionária da Assembleia entre 2003 e 2005, no gabinete de Rossoni. Neste período foram depositados numa conta do Banco Itaú, sem titular identificado, R$ 331,5 mil como salários para a mãe do diretor administrativo. O caso chegou a ser denunciado pelo ex-chefe da segurança da Assembleia, Edenilson Ferry, no dia 2 de fevereiro deste ano, quando Rossoni demitiu todos os seguranças da Casa. Ferry disse que Rossoni mantinha funcionários fantasmas em seu gabinete, entre eles, a mãe de seu diretor administrativo.

No mesmo dia, Altair Daru levou sua mãe à Receita Federal, onde ela declarou nunca ter trabalhado nem recebido salários da Assembleia. "Jamais mantive laços laborais com o dito órgão público" e "não percebi vencimentos oriundos da Assembleia", escreveu Hellena no documento entregue à Receita.

Rossoni disse acreditar na inocência de Daru e insinuou uma armação para prejudicá-lo (a nomeação e a exoneração de Hellena foram registradas em diários avulsos), mas preferiu demitir o funcionário "para que não pairem quaisquer dúvidas sobre a lisura do processo investigativo", disse. Segundo o presidente da Assembleia paranaense, "não se trata de um julgamento antecipado, nem reconhecimento, a princípio, de que tenha havido qualquer fraude, mas a providência é necessária para a fiel apuração da verdade".

Rossoni disse não ter encontrado documentos oficiais que comprovem a nomeação, "ainda que irregular", de Hellena Luiza Valle Daru. O deputado afirmou ainda que não voltará atrás na decisão até a conclusão do processo interno aberto pela procuradoria jurídica da Casa, para averiguar o envolvimento do ex-diretor na denúncia.

Rossoni reforçou, também, que a mãe do ex-diretor nunca foi funcionária de seu gabinete. "Sua nomeação não passou pelo meu conhecimento, muito menos teve minha autorização", disse. Para o presidente da Assembleia, "o episódio só confirma a completa desorganização existente anteriormente no Legislativo, quando era possível nomear qualquer pessoa em qualquer gabinete ou departamento, sem o rito administrativo correspondente".

  
 Brasil mais velho é bom para economia, diz pesquisador do IBGE
Novos dados divulgados nesta sexta-feira apontam que o Brasil tem hoje 68,5% de sua população em idade economicamente ativa (entre 15 e 64 anos), o que coloca o País em um momento demográfico extremamente favorável, segundo pesquisador do IBGE. De acordo com Gabriel Borges, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, como a proporção de idosos ainda é pequena, embora crescente, e como a população de crianças tem se reduzido, há hoje relativamente poucos brasileiros em idade de dependência. Isso, acrescenta Borges à BBC Brasil, deixa o País em um momento potencialmente propício ao desenvolvimento.

Mas o pesquisador do IBGE observa que o Brasil só se beneficiará dessa "janela de oportunidade" se conseguir absorver a mão-de-obra de maneira qualitativa, com empregos no mercado formal e geração de renda.

Pirâmide etária

Os dados desta sexta revelam que o progressivo declínio nos níveis de fecundidade da mulher brasileira e a redução das taxas de mortalidade estão estreitando a base da pirâmide etária do País e fazendo com que seu ápice se torne cada vez mais largo. As informações, presentes na Sinopse do Censo 2010, indicam queda na proporção de todos os grupos etários com até 25 anos no total da população e aumento de todos os outros na última década.

O grupo de crianças de 0 a 4 anos do sexo masculino, por exemplo, representava 4,9% em 2000 e caiu para 3,7% em 2010. Simultaneamente, a participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 5,9% em 2000, chegou a 7,4% no ano passado. Segundo Gabriel Borges, a evolução da estrutura etária sugere que a população do Brasil continuará envelhecendo e que, por isso, o País deverá dar maior atenção a políticas para idosos e ter cuidado especial com os setores de previdência e saúde.

Assimetrias

O Censo revela ainda que, apesar da tendência geral de envelhecimento da população brasileira, há assimetrias consideráveis entre as regiões do País, causadas pelo momento em que a transição demográfica se iniciou em cada região e pela velocidade com que ela ocorre. As regiões Norte e Nordeste, a despeito do envelhecimento registrado nos últimos 20 anos, ainda apresentam uma estrutura jovem.

Isso se explica pelos altos níveis de fecundidade nas últimas décadas: em 1980, cada mulher da região Norte tinha, em média, 6 filhos. Em 2010, crianças com até 5 anos eram 9,8% do total, ante 6,4% no Sul. Já o Sudeste e o Sul despontam como as duas regiões mais envelhecidas do País. Em 2010, idosos com 65 anos ou mais eram 8,1% da população, ante 4,6% no Norte. O Centro-Oeste apresenta uma estrutura etária entre os dois grupos e semelhante à média da população brasileira.

PF prende 4 e apreende 1,4 t de maconha em ônibus em MG

Droga foi encontrada escondida sob piso de ônibus
A Polícia Federal (PF) apreendeu, na madrugada desta sexta-feira, mais de 1,4 t de maconha que estava escondida no assoalho de um ônibus que seguia para Belo Horizonte. Quatro pessoas foram presas.
Após quatro meses de investigações, a PF identificou uma quadrilha que vinha trazendo drogas regularmente para a região metropolitana de Belo Horizonte. O bando receberia nesta semana um grande carregamento vindo da fronteira sul-mato-grossense com o Paraguai em um ônibus. Na noite de quarta-feira, policiais suspeitaram de um veículo na região de Passos e o acompanharam por cerca de 200 km. Segundo a PF, o ônibus contava com um carro de passeio como "batedor". Os policiais abordaram o grupo em um posto da Polícia Rodoviária Estadual, nas proximidades de Piuim.

Nesta manhã, o ônibus e os presos foram levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Belo Horizonte, onde os agentes, com ferramentas adequadas, puderam encontrar, sob o piso do ônibus, os tabletes de maconha, que serão analisados por peritos federais ainda nesta tarde.

Foram presas duas pessoas que viajavam no ônibus e outras duas que estavam no veículo batedor. Após ouvidos, eles serão encaminhados à Penitenciária Nelson Hungria, onde ficarão à disposição da Justiça, respondendo pelo crime de tráfico interestadual de drogas, com penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.


GO: empresário é preso por chamar garçom de 'preto fedorento'
Um empresário foi preso na noite de quinta-feira em um restaurante no Jardim América, em Goiânia, acusado de injúria qualificada. Adilon dos Reis Prudente teria chamado um garçom do estabelecimento, Gilberto Almeida de Carvalho, que é negro, de "preto fedorento".
O caso ocorreu no Buteko do Chaguinha 1, na avenida C-155, por volta das 22h. Segundo relatos, os clientes teriam se exaltado, e a polícia chegou ao local às 22h40. O empresário, a vítima e as testemunhas foram ouvidos, e Prudente foi levado para o 20º DP de Goiânia para registrar o flagrante.

Em depoimento à polícia, o suspeito negou ter xingado Carvalho e disse não ter nada a declarar. Prudente será acusado de injúria qualificada. Esta acusação é diferente da de racismo. Ela ocorre quando o suspeito quer ofender a honra subjetiva da vítima, e não uma raça ou etnia como um todo. Ambas podem render penas de 1 a 3 anos, mas o crime de racismo é imprescritível e inafiançável, ao contrário da injúria qualificada. O caso foi encaminhado ao 7º DP da capital, e será analisado pela Justiça.





Carpegiani praticamente descarta Rhodolfo e Xandão deve jogar semi
O que não era desejado pelos são-paulinos está perto de se confirmar. O zagueiro Rhodolfo, com um edema na panturrilha esquerda, não deve jogar a semifinal do Paulista neste sábado, contra o Santos, no Morumbi, às 16h.
A informação foi passada pelo técnico Paulo César Carpegiani, nesta sexta-feira, em entrevista coletiva após o treino secreto realizado no CT da Barra Funda. Como seu camisa 4 não treinou e terá pouco tempo para se recuperar, o comandante não tem muitas esperanças de contar com o defensor.

"Não vou ficar enganando vocês. É muito difícil que ele tenha condições de jogo. Infelizmente, essa é a realidade" disse Carpegiani. Nesta sexta-feira, Rhodolfo fez tratamento no Reffis, e, de acordo com o departamento médico do clube, deve realizar um teste no campo na manhã deste sábado. Inicialmente, o prognóstico dos médicos era favorável, já que ele tinha apresentado melhora com relação à última quarta-feira, quando seu problema se acentuou.

Rhodolfo saiu no intervalo da partida contra o Goiás, em que a equipe garantiu vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil. O zagueiro já tinha reclamado de dores musculares antes da partida. Durante o jogo, o problema agravou-se e ele foi preservado.

Se não puder contar com o zagueiro. Carpegiani deve promover a entrada de Xandão, sem alterar o esquema, como já havia feito contra o Goiás. Ele deixou aberta a possibilidade de fazer uma alteração diferente, mas essa possibilidade é remota. Assim, o provável São Paulo para a semifinal é: Rogério Ceni, Xandão (Rhodolfo), Alex Silva e Miranda; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Ilsinho e Juan; Marlos e Dagoberto.