Blog

Blog

29 de abr. de 2011

Ilusão de ótica!...

quantos-telhados

O que é Ilusão de Ótica?

O termo Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo.
ilusao-otica1
Os seres humanos possuem cinco sentidos: olfato, tato, paladar, audição e visão. Cada um possui sua importância, pois eles estão presentes em órgãos do corpo humano que nos ajudam a entender e interagir com o mundo que nos cerca.
ilusaodeotica_60São como funções de uma máquina. Cada sentido faz sua parte e manda suas informações para que o cérebro as interprete e as processe.
A visão, em especial, tem grande importância. Ver é um ato muito importante, o interessante é que às vezes, as informações que os olhos transmitem ao cérebro podem não ser muito corretas. São as ilusões de ótica, fenômenos que acontecem quando o cérebro interpreta de forma errada as informações que chegam até ele.
Pontos pretos:
Olhe para um local em que uma linha vertical se encontra com uma linha horizontal. Se deixar de olhar este ponto, você notará que há círculos pretos onde as linhas se encontram. Se você olhar para um dos pontos pretos diretamente,ele sumirá.

ponto_preto(2)

Linhas tortas:
Responda: as linhas horizontais são paralelas?
linhas_paralelas
Engrenagens:
Olhe com atenção o ponto preto no centro da imagem. Então, movimente a cabeça para a frente e para trás.
engrenagens
Gira-gira:
Olhe fixamente para um dos pontos pretos da imagem e veja o que acontece com os círculos em volta.
gira_gira

Por que temos Ilusões de óticas?
As ilusões de ótica não são problemas em seus olhos, são apenas enganos de sua mente. A luz que entra pelo olho leva informações ao cérebro. O cérebro interpreta os dados e usa a memória para entender a imagem.
No caso das ilusões, o conteúdo das imagens força o cérebro a interpretações erradas, embaralhando cores e fazendo com que a pessoa veja pontos determinados. O cérebro tenta corrigir os problemas que ele interpreta. Isso faz com que efeitos estranhos surjam na visualização.
Assista: