Blog

Blog

29 de mar. de 2011

Aromaterapia como usar!...


Aromaterapia como usar

A aromaterapia tem sido muito comentada por sua eficácia, classificada no ramo da osmologia a técnica requer de diferentes aromas extraídos de plantas combinados ou aplicados isolados e tem diversas finalidades, muitas pessoas acreditam que aroma vindo de óleos das plantas e de outras fontes serve apenas para expandir o aroma em um ambiente tornando o mais agradável, porém foram descobertas muitas outras funções da aromaterapia, ela tem sido muito utilizada para finalidades medicinais ajudando a tratar enfermidades e até melhorar a qualidade de vida de uma pessoa. Uma terapia complementar ou alternativa é uma das terapias mais antigas do mundo e atualmente é recomendada por um profissional por ter funções medicinais pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas quando há falta de informação sobre o uso. O aroma das plantas é retirado através de seus óleos e podem ser aplicados em óleo sobre a pele, podem ser diluídas em cremes hidratantes, em gel, higienizadores de veículos, soluções aquosas que expiram no ar, loções entre muitas outras formas de ser utilizado. Os óleos aromáticos que são retirados das plantas atuam no organismo revitalizando as energias causando o equilíbrio da mente, corpo e espírito.

Esta técnica é muito usada em sessões de massagens, na vaporização, compressas, incensos, meditação, Yoga, chakras, velas aromáticas, inalação e ainda pode ser aplicados através de sabonetes, óleos e sais de banho no Box, banheira, ofurô ou mesmo um incenso colocado em um canto do seu banheiro para que seu banho seja ainda mais relaxante. Quando usado em massagens sua função é de acalmar, tonificar, sedar e até estimular, porém há diversos  tipos de óleos alguns podem ser afrodisíacos e outros energéticos e tem os que prometem espantar a ressaca. Utilizar o aroma por meio da inalação pode estimular o sistema respiratório aliviando problemas como bronquite, renite, entre outras doenças respiratórias além de ser indicado para problemas linfático, psicológicos e circulatórios, o benéfico de bem estar e alivio são imediatos e logo após uma sessão de inalação de aromas. É indicado pingar até cinco gotas no travesseiro, gaze hidrófila ou um pano de algodão, desta forma inale profundamente por alguns minutos, além de melhorar a respiração e todas as doenças do sistema respiratório melhora casos de insônia estimulando o sono, porém, é preciso acertar a combinação dos aromas, por exemplo, para sinusite é indicado o alecrim, para insônia a lavanda, tensão a bergamota, pressão alta aroma de rosas, dor de garganta a essência tea-tree, entre outros.

Os aromas podem ser aplicados nos ambientes no banheiro, por exemplo, alguns aromas têm função antiséptica como é o caso da lavanda, tea-tree, bergamota, gerânio, limão ou eucalipto. As essências podem também ser aplicadas nas roupas ou mesmo nas gavetas para que o aroma permaneça infiltrado nas roupas, com a função de não apenas deixar um aroma agradável, mas desinfetante a lavanda e rosas são excelentes opções. Além de deixar o ambiente com um aroma muito agradável a aromaterapia ajuda a fornecer mais qualidade de vida.