Blog

Blog

21 de jan. de 2011

Curiosidades!...




POR QUE OS CACHORROS CHEIRAM O RABO UNS DOS OUTROS?


Acho que esse é uma dúvida muito freqüente, e vocês não acreditar, mas já me perguntaram isso diversas vezes! Bem praticamente tudo o que um cão precisa saber de outro está no ânus. Naquela região se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor castanha de cheiro forte. Parece nojento (e é nojento, ecaaa!), mas o odor fornece a outros cachorros informações importantes, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal.

O cheiro exalado pelo ânus do cão, funciona como se fosse uma espécie de carteira de identidade. A comunicação canina é feita pelo olfato de duas maneiras: pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro de seu próprio corpo. Essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromônios.

Cachorros muito submissos tapam completamente suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam seu cheiro. É por isso que esses cães saem por aí literalmente "com o rabo entre as pernas" dando origem inclusive, ao famoso ditado popular! E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro e assinalar: "Sou o dono do pedaço!".

Quando um cão cheira o rabo do outro é como se estivesse perguntando: "Ei, quem é você?"