Blog

Blog

31 de dez. de 2010

Aprendendo a mar!...

Estou aprendendo a aceitar as pessoas,
mesmo quando elas me desapontam...
Quando fogem do ideal que tenho para elas,
Quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.
É difícil aceitar as pessoas assim como elas são,
não como eu desejo que elas sejam,
É difícil, muito difícil,
mas estou aprendendo.

Estou aprendendo a amar...
Estou aprendendo a escutar,
escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma
e com todos os sentidos.
Escutar o que diz o coração,
O que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas.

Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras
corriqueiras, superficiais;
Descobrir a angústia disfarçada
a insegurança mascarada, a solidão encoberta.
Penetrar o sorriso fingido
a alegria simulada, a vangloria exagerada.
Descobrir a dor de cada coração!...
Aos poucos, estou aprendendo a amar.

Lança fora as magoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão
e insensibilidade gravaram no coração ferido.
O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos
não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração,
o amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração.

Passo a passo, estou aprendendo
a perdoar... A amar,
Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra
dentro de cada vida, de todas as vidas...
Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão,
carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos...

Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma...
E as possibilidades que Deus lhes deu.
Estou aprendendo...
Mas como é gratificante a aprendizagem!... Do amor.
Como é bom amar!...

Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo...
Aprendendo a por de lado as minhas próprias dores,
meus interesses, minha ambição, meu orgulho...
Quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém!
Como é lindo... Aprender a amar!